domingo, 29 de maio de 2011

Spotlight Valores - Spotlight Values

 
Spotlight Valores é um projeto internacional das Nações Unidas dedicado à Juventude [Agosto 2010 - Agosto 2011]. O objetivo do projeto é chamar a atenção para o potencial da juventude para iluminar o mundo. É um convite para os jovens entre as idades de 13-35 para explorar os valores através da reflexão e conversação, para expressar valores por meio da poesia, arte, música e apresentações multimédia e trocar suas experiências através de conversas e através da nossa rede Spotlight Valores.
muitas maneiras que você pode participar jovens e jovens adultos em todo o mundo nesta iniciativa inédita. Para obter grandes idéias sobre como o seu brilho próprio spotlight, você poderá verificar a seção Participe do nosso site.
www.spotlight.org

sábado, 21 de maio de 2011

Ubuntu: uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas[1]

                                                                    
                                                                                Paulo Sérgio Barros[2]


     Ubuntu é uma palavra que nos soa familiar, mesmo que a princípio não saibamos seu significado. A explicação para isso talvez esteja nas diferentes palavras faladas no português brasileiro de origens etno-linguísticas africanas.
     Outro aspecto que nos chama a atenção é o significado profundo dessa palavra-conceito, falada nas línguas zulu e xhosa, na África do Sul. Mais do que um termo, ubuntu é uma filosofia de vida, uma atitude e um juízo de valor ético perante atitudes individuais e a alteridade. “Sou quem sou por aquilo que todos somos”, “uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas”. Esse é o sentimento de ubuntu. Também significa humanidade, fazer do nosso ambiente um lugar respeitoso, equitativo e humano. Ubuntu é uma “filosofia espiritual” que advoga em favor da irmandade: “uma pessoa é menos que o todo quando age de forma isolada, ao invés de continuamente reconhecer a rede das interconexões ricas com outros numa comunidade”.
     Em um sentido mais profundo significa desenvolver relacionamentos com o espírito de “fraternidade universal”. Ubuntu é “uma abrangente e antiga visão de mundo africana que prega valores essenciais de intensa caridade, bondade, partilha e compaixão, e valores que asseguram uma vida comunitária, humana e feliz em um espírito de família ou atmosfera de verdade, justiça, harmonia, equilíbrio, reciprocidade e disciplina”.
     Essa filosofia considera que meu futuro está inextricavelmente comprometido com o futuro do meu semelhante. O que fere o outro, por fim, fere-me; o que alimenta o outro me alimenta. Isso é compaixão, generosidade e a interdependência entre nós.
O bispo sul africano Desmond Tutu, laureado com o prêmio Nobel da Paz, define uma pessoa ubuntu como aquela que “está aberta e disponível para os outros, sem se preocupar em julgá-las como boas ou más, e tem consciência de que faz parte de algo maior e é tão diminuída quanto os seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos”.
     Um exemplo de uma pessoa ubuntu é Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, também laureado com o Nobel da Paz. Por resistir à política de segregação racial do regime do apartheid (separação na língua africâner), passou 27 anos na prisão. Ao sair da prisão em 1990, seu exemplo de humildade inspirou as pessoas de seu país que o apoiavam, a perdoarem os que o haviam prendido. A sua humildade lhe deu grande força de caráter. Por causa de sua grandeza de caráter ele foi capaz de ajudar a negociar com o governo racista de seu país o fim do apartheid e estabelecer uma sociedade democrática em 1994 e foi o primeiro presidente negro de seu país.
    A atitude de humildade constante em Mandela é a razão de sua popularidade universal. Mesmo tendo recebido tantos prêmios e honrarias, ele se manteve enraizado ao espírito de ubuntu.

Referências

O´DONNELL, Ken. O espírito do líder: lições para tempos turbulentos. São Paulo: Integrare Editora, 2009.
AMBROSE, David. Ubuntu from chaos: lessons from an African tradition. Disponível em: http://www.yourlifemanual.com/Dowloads/UbuntuFromChaos.pdf. Acesso em: 18/out./2009.
Ubuntu management philosophy. Disponível em:
http:// www.stoyko.net/fugitiveknowledge/?p=56. Acesso em: 18/out./2009.


[1] Texto produzido para refletir sobre os valores: Respeito, Tolerância e União com alunos do Ensino Médio da  Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Maria José Medeiros, Fortaleza. Publicado na Revista Vida Plena, janeiro de 2011.
[2] Professor de História e Coordenador do Programa Vivendo Valores na Educação para o Norte e Nordeste do Brasil