O o livro Ubuntu - Re-ignitethe Spirit of Humanity [Ubunto - Reacenda o Espírito da Humanidade] de Helen Sayers está entre os livros mais inspiradores que já li. Profundo e ao mesmo tempo simples (pois é um manual didático com oficinas e atividades diversas sobre valores), o livro traça, de forma encantadora um panorama étnico e espiritual sobre a filosofia Ubunto, própria de etnias africanas, notadamente a Zulu e a Xhosa.
Ao mesmo tempo que nos informa sobre a beleza da diversidade da humanidade, tendo como exemplo essas culturas, o livro expõe um conceito amplo e contextulizado de ubunto, bem como registra opiniões e fatos históricos sobre pessoas ubunto como os sul africanos Nelson Mandela e e o bispo Desmont Tuto, ambos laureados com o Nobel da paz. O livro também propõe modelos de atividades inspiradores para adultos, estudantes, professores etc. sempre contextualizando a cultura ubunto em um panorama mundial, estabelecendo um diálogo multicultural tendo como marco a ética ubunto.
Na verdade, o que propõe o livro é a prática da espiritualidade, mostrando que a filosofia ubunto é a paz, a solidariedade, o amor, a cooperação, a tolerância, a compaixão, valorizada e desejada por todas as culturas e presente em cada um de nós como caracteríticas inatas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário