quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Programa Vivendo Valores na Educação em Cabo Verde


      No mês de julho de 2011 as atividades do Programa Vivendo Valores na Educação- VIVE iniciaram-se em Cabo Verde, África. As atividades foram resultado da cooperação do Instituto Vivendo Valores- IVV e VIVE (Brasil), da colaboração de membros da Brahma Kumaris (Brasil e Portugal), da Fundação António Canuto e do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, em Cabo Verde, da Senhora Artemisa Delgado, membro da Brahma Kumaris residente em Capo Verde e outras instituições e indivíduos. Graças a todos foi possível a realização de duas formações para educadores nas duas principais cidades do país (Paia e Mindelo) para 20 educadores cada.
      Também houve uma oficina sobre paz para crianças em uma escola pública  (Escola Hermann Gmeiner  - Praia) e duas oficinas sobre educação e valores humanos para jovens em Mindelo, uma no Centro de Protagonismo Juvenil para  23 cuidadores de crianças e outra para 14 jovens de uma bairro de periferia.
      As formações ocorreram em um clima de boas-vindas, amizade e gratidão, e baseada no sentimento e atitude  de Djunta Mon (Mãos juntas). Termo étnico, em criôlo cabo-verdiano, que designa e expressa o sentimento de cooperação para levar a cabo  algo que seja de interesse e bem coletivo.

      Ao final das atividades, um grupo de educadores ficou de fato interessado em continuar com as atividades do VIVE em Cabo Verde. Acreditamos que as instituições e os indivíduos envolvidos nesse processo poderão ser a força seminal para que, com a aprovação da ALIVE, seja mais um Ponto Focal do VIVE no mundo.


Mindelo
Praia
Mindelo
Mindelo
Praia

Jovens de Mindelo

Crianças da Praia

Educadora de Mindelo

Educador e artista da Praia
Estudante - Praia
Oficina sobre valores - Mindelo

Reflexão sobre disciplina e educação -Formação Vivendo Valores, Praia.

Formação - Mindelo
Grupo de Educadores - Praia


Isso é Cabo Verde. 



Nenhum comentário: