quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ubuntu - The Spirit of Humanity [Ubunto - O Espírito da Humanidade].


     O o livro Ubuntu -  Re-ignitethe Spirit of Humanity [Ubunto - Reacenda o Espírito da Humanidade] de  Helen Sayers está entre os livros mais inspiradores  que já li. Profundo e ao mesmo tempo simples (pois é um manual didático com oficinas e atividades diversas sobre valores), o livro traça, de forma encantadora um panorama étnico e espiritual sobre a filosofia Ubunto, própria de  etnias africanas, notadamente a Zulu e a Xhosa. 
     Ao mesmo tempo que nos informa sobre a beleza da diversidade da humanidade, tendo como exemplo essas culturas, o livro expõe um conceito amplo e contextulizado de ubunto, bem como registra opiniões e fatos históricos sobre pessoas ubunto como os sul africanos Nelson Mandela e e o bispo Desmont Tuto, ambos laureados com o Nobel da paz. O livro também propõe modelos de atividades inspiradores para adultos, estudantes, professores etc. sempre contextualizando a cultura ubunto em um panorama mundial, estabelecendo um diálogo multicultural tendo como marco a ética ubunto. 
     Na verdade, o que propõe o livro é a prática da espiritualidade, mostrando que a filosofia ubunto é a paz, a solidariedade, o amor, a cooperação, a tolerância, a compaixão, valorizada e desejada por todas as culturas e presente em cada um de nós como caracteríticas inatas.

Nenhum comentário: